Quando uma posição GPS é solicitada em um smartphone, o diálogo padrão obrigatório para pedir permissão ao usuário é parecido com a seguinte captura de tela.
É muito improvável que um usuário aprove este diálogo. Parece que você quer espiar a posição dele. Entretanto, se você der ao usuário uma explicação antecipada do porquê de você estar solicitando sua posição e lhe der um incentivo, há uma chance maior de que ele submeta sua posição. Neste tutorial você aprenderá como escrever seu próprio texto, exibir uma mensagem dependente do país e definir parâmetros avançados para oferecer uma tela de diálogo totalmente personalizada quando o usuário escaneia um Código QR e é solicitado a permissão para enviar sua posição.
É muito mais provável que um usuário transmita sua posição se você lhes pedir permissão antes - e explicar, porque seus dados de localização devem ser consultados.
A menos que você esteja certo de que a localização exata do GPS está realmente agregando valor à sua campanha, você deve considerar não usar este recurso. Ele aumenta o atrito e pode levar a uma porcentagem maior de desistências após a leitura do Código QR.
Guia passo a passo para personalizar suas configurações de GPS
1. Entre na sua conta
Entre na sua conta ou crie uma nova conta. Configurar um diálogo personalizado só é possível em nossos planos pagos.
2. Vá para suas configurações de usuário
Vá para a seção de configurações da sua conta e depois para a seção de Diálogo de Rastreamento GPS. Lá você pode personalizar totalmente o conteúdo e o funcionamento do recurso de GPS em sua conta.
3. Escreva seus próprios textos para o seu diálogo de rastreamento GPS
Você pode deixar esta seção exatamente como ela está e as mensagens padrão serão exibidas.
4. Criar diferentes mensagens para diferentes países
Você pode exibir uma mensagem padrão ou textos diferentes, dependendo do país de onde o Código QR está sendo escaneado. Diferentes regulamentos podem ser aplicados dependendo do país e isto permitirá que você aperfeiçoe esta mensagem.
5. Opcionalmente, desligue o diálogo de rastreamento
Antes que a posição seja solicitada pelo usuário, o diálogo acima aparece. Se você pedir permissão ao usuário antes e explicar porque seus dados de localização devem ser consultados, é mais provável que ele esteja transmitindo sua posição.
Você pode desativar seu diálogo GPS personalizado a qualquer momento. Entretanto, em qualquer caso, o navegador precisa da permissão do usuário, veja privacidade no W3C e exibirá uma caixa de diálogo interna do sistema. Apenas mostrar uma simples caixa de diálogo não-informativa do sistema fará o usuário desconfiar e será improvável que ele submeta sua posição. Então, nós recomendamos que você deixe esta opção ligada.
6. Adicione um endereço postal ao escaneamento, se disponível
Quando a posição GPS (longitude/latitude) é recuperada, a cidade, região, código postal e rua incluindo o número da rua (se disponível) também pode ser procurada. Para fazer isso, você precisa primeiro obter uma chave API do Google e inseri-la no diálogo abaixo.
Note que quando esta opção é ativada, o redirecionamento para a URL de destino é desacelerado em pelo menos 250ms, porque a API do Google Geocode é consultada primeiro.
7. Lançar a mensagem na tela inteira ou no topo da página
Quando a tela cheia é ligada, o usuário vê primeiro o diálogo do GPS antes de ser redirecionado para a página de destino original. Quando desligado, o diálogo será mostrado na parte superior da tela junto com a página de destino carregada em um iframe.
8. Submeter posição como parâmetro URL no redirecionamento
Se você ativar esta opção, a posição GPS será submetida à URL de destino usando os parâmetros de consulta. Isto permite que o site alvo recupere a posição para processamento posterior.