Se você está se apresentando em uma conferência e chegou ao final de sua apresentação, você pode facilmente compartilhar seus documentos com sua audiência, usando um Código QR para PowerPoint. Ao fazer a leitura de seu código QR, seus ouvintes serão direcionados para a apresentação em PowerPoint no smartphone deles.
Como eu crio um código QR para PowerPoint?
Se você ainda não colocou sua apresentação online, a Cloud gratuita da Microsoft OneDrive é uma solução adequada. A Cloud oferece 5 GB de espaço de armazenamento, que deve ser suficiente para suas apresentações de PowerPoint.
1. Carregue a apresentação em PowerPoint
Primeiro, faça o upload de sua apresentação em PowerPoint para a Cloud OneDrive, clicando em Carregar e depois em Arquivos.
2. Ative a opção de compartilhamento para o arquivo
No próximo passo, clique em Compartilhar no menu da janela.
3. Copie o link de compartilhamento
Uma janela se abre onde você pode copiar o link de compartilhamento no canto inferior esquerdo.
O link copiado é bastante longo, então aconselhamos o uso de um código QR dinâmico. Utilizando um código QR dinâmico, uma URL curta é automaticamente gerada a partir da URL longa e codificada no código QR. Isto tem a vantagem de ter menos pixels e, portanto, é mais fácil de ser lida.
4. Crie um Código QR
Depois que você clicar em "Criar código QR", o código QR criado está agora disponível em sua conta. Você pode ver com que frequência o seu código QR foi lido ou mudar o link para outra apresentação em PowerPoint a qualquer momento, sem ter que recriar um novo código ou reimprimir o código QR antigo.
5. Personalize seu código QR
No último passo, você pode dar ao código QR uma aparência ainda mais animada. Basta clicar no código QR e selecionar uma opção de design. Agora você pode atribuir suas próprias cores ou gradientes de cor ao código e escolher outras formas ao invés dos blocos quadrados. Um logotipo no meio do código QR também é possível. Mas tenha cuidado: Sempre teste o código QR criado extensivamente para ver se ele é legível. Demasiados elementos de design podem tornar o código QR difícil de ler e a câmera não pode mais decodificá-lo.
6. Inclua o código QR em sua apresentação ou demais documentos
Agora você pode baixar o código QR em vários formatos. Os formatos vetoriais (PDF, SVG ou EPS) são adequados para impressão, pois podem ser impressos em qualquer tamanho sem ficarem pixelados ou borrados. O formato PNG é adequado para documentos digitais, como a própria apresentação do PowerPoint. Por exemplo, integre o código QR na última página:
7. Inclua um texto explicativo
Nunca se esqueça de adicionar um texto explicativo ao lado de seu código QR, que explique ao usuário porque ele deve digitalizar o código QR e/ou para onde ele será reencaminhado (URL, apresentação de PowerPoint, cartão digital, etc...). Ninguém tenta fazer a leitura de um código QR, se não estiver claro qual valor adicional ele oferece.