Resumo
Usar o próprio domínio é provavelmente a principal razão pela qual uma empresa opta por uma conta de White Label. Por razões técnicas e de segurança, isto irá requerer alguns ajustes nas definições do DNS.
Como é que monto o meu próprio subdomínio?
1. Cria uma entrada CNAME
Primeiro escolhe um subdomínio, por exemplo, qr.mydomain.com sob o qual a tua plataforma estará disponível para os teus utilizadores. Agora cria uma entrada CNAME para o subdomínio escolhido, apontando para <YOUR_HASH_ID>.webapp-portal.com.
Você verá o ID do hash em sua conta na seção de Branding.
Dependendo do teu provedor, podes ter de criar o subdomínio antes de adicionares a entrada CNAME. A lista seguinte explica como criar um registo CNAME para diferentes agentes de registo:
O domínio da entrada CNAME foi alterado?
Sim, o domínio da entrada CNAME foi alterado de qr.webapp-portal.com para <YOUR_HASH_ID>.webapp-portal.com.
Você pode continuar a usar o domínio antigo. Nós o informaremos em tempo hábil se as alterações de domínio forem obrigatórias, para que você tenha tempo suficiente para alterá-las.
O pano de fundo é não rotear todos os clientes de marca branca pelo mesmo domínio e ser flexível de nossa parte para mover determinados segmentos de clientes para outros servidores, se necessário.
2. Inicia sessão na tua conta e vai a Personalização > Domínio de Produção
Faz o login como administrador na tua conta de White Label. Clica em Personalização no menu principal e vai para a secção Domínio de Produção.
3. Introduz o teu subdomínio personalizado como "Domínio de Produção".
Agora entra no subdomínio que escolheste no campo Domínio de Produção. Se o registo CNAME foi definido correctamente, o teu domínio será guardado quando clicares em Set Production Domain. Por favor nota que pode demorar até 24 horas para as tuas definições de DNS se propagarem globalmente.
Como verificar o teu registo CNAME
Como demora algum tempo até que a entrada CNAME esteja disponível globalmente em todos os servidores de nomes, podes verificar a propagação do teu subdomínio com whatsmydns.net. Este website permite-te efectuar instantaneamente uma pesquisa DNS, para verificar a informação dos registos DNS do teu subdomínio em vários servidores de nomes localizados em diferentes partes do mundo. Outra ferramenta útil para verificar o teu registo CNAME é o digwebinterface.com.
Depois de digitar seu domínio, por exemplo, qr.yourdomain.com, no navegador, você verá a seguinte tela. Isso significa que seu registro CNAME está apontando corretamente para nossos servidores.
Domínio personalizado para usuários adicionais
Agora que aprendeste a configurar globalmente um domínio de produção para a tua plataforma de white label, podes fazer o mesmo para utilizadores individuais. Para o fazeres, clica em Usuários no menu admin. Agora clica no lápis do utilizador ao qual queres atribuir um subdomínio personalizado.
Depois de seleccionares o usuário, vai para o Domínio de Produção nas suas definições e entra no subdomínio. Se o CNAME se propagar correctamente, o domínio será guardado quando clicares em Set Production Domain.
Ajustes adicionais
Se quiseres criar um domínio raiz para os teus URLs curtos, a maioria dos agentes de registo da Internet não te permitirá criar um registo CNAME para esse domínio raiz
Esse processo não causará tempo de inatividade.
Se a criação de uma entrada CNAME para o teu domínio raiz não for possível no teu atual fornecedor de serviços de registo, inscreve-te no Plano Gratuito da Cloudflare, que te permite adicionar uma entrada CNAME a um domínio raiz de uma forma compatível com o RGPD.
- Inscreva-se no Free Plan da Cloudflare
- Vai a Cloudflare | Websites e cria um novo site clicando em Adicionar novo site
- Introduz o teu domínio e clica em Continuar
- Escolhe o Free Plan na parte inferior e clica em Continue
- A Cloudflare tentará extrair e replicar as configurações de DNS do seu registrador atual. Certifique-se de que todas as configurações de DNS estejam listadas e desmarque o status de proxy para todas as entradas de DNS (chave laranja). Se faltarem entradas de DNS, pode recriá-las no Cloudflare.
- Revê as definições de DNS e desmarca o estado Proxy para todas as entradas de DNS (interrutor laranja)
- Substitui os teus servidores de nomes no teu fornecedor de serviços de registo pelos servidores da Cloudflare apresentados em Os teus atribuídos Servidores de nomes da Cloudflare
- Clica em Continuar e Concluir mais tarde no Guia de Início Rápido
- Vai para Cloudflare | DNS
- Elimina primeiro o registo A para o domínio raiz, se existir, clicando em Editar junto ao domínio raiz e depois em Eliminar
- Clica em Adicionar registo e selecciona CNAME como tipo
- Insere o sinal de raiz @ em Nome e, como Destino, coloca <YOUR_HASH_ID>.webapp-portal.com
- Deixa o estado Proxy desligado e clica em Guardar
Se tiver problemas de ligação devido ao SSL com o código de erro ERR_ECH_FALLBACK_CERTIFICATE_INVALID, active o servidor proxy.
Cuidado: Seu registrador deve suportar a alteração dos nameservers internos para os da Cloudflare. Se você não puder alterar o servidor de nomes, entre em contato com o seu registrador. Você pode validar se o seu nameserver primário está apontando para um nameserver da Cloudflare verificando o SOA-Record do seu domínio com a interface Web do Dig ou no console:
Se você puder ver uma cadeia de caracteres contendo .cloudflare.com, está tudo pronto.
Depois de as definições de DNS terem sido propagadas, podes escolher o teu domínio raiz personalizado na nossa secção de marcas.
Sugestão: Para proteger a tua conta Cloudflare, utiliza a autenticação de dois factores em O meu perfil | Autenticação.
Se não quiseres utilizar o plano gratuito do Cloudflare, podes utilizar um dos seguintes serviços pagos.
Desactiva o teu proxy Cloudflare
Se estás a usar o Cloudflare, primeiro desactiva o teu proxy de domínio personalizado. Caso contrário, o teu registo CNAME não irá apontar para os nossos servidores. Podes fazer isto indo às tuas definições DNS e editando o subdomínio. No exemplo abaixo, usamos o "teste" como subdomínio.
Assim que o subdomínio se expandir, clica no ícone laranja prox. Ficará cinzento e o proxy será desactivado. Podes agora configurar o domínio personalizado na tua secção Personalização.
Cloudflare SSL: evita loops de redirecção
Os navegadores mostram frequentemente mensagens de erro do tipo ERR_TOO_MANY_REDIRECTS quando ocorrem erros devido a um loop de redireccionamento. A causa típica de um erro de redireccionamento do loop é quando as opções SSL do Cloudflare são incompatíveis com a configuração do teu servidor web de origem.
Por favor actualiza a opção Cloudflare SSL nas definições SSL/TLS, no separador Informação Geral:
- Se estiveres configurado para Flexível, actualiza para Completo se tiveres um certificado SSL configurado no teu servidor web de origem.
- (Não recomendado) Actualizar para Flexível se estiver actualmente definido para Completo.
Fonte:
Suporte CloudflareRegisto adicional CAA para certificado SSL
Assim que tiveres configurado com sucesso o teu domínio personalizado, iremos adicionar um certificado SSL ao teu domínio dentro de 48 horas. Os nossos certificados SSL são emitidos através de letsencrypt e Google. Alguns agentes de registro/provedores de hospedagem podem exigir que as Autoridades Certificadoras listadas na lista branca emitam certificados específicos para o teu domínio. Se o teu certificado não estiver activo 24 horas após o registo, terás de criar um registo CAA nas tuas entradas DNS:
- Type: CAA
- Flag: 0
- Tag: issue
- Value: letsencrypt.org
- Type: CAA
- Flag: 0
- Tag: issue
- Value: pki.goog
Tempo limite do CAA (timeout)
As entradas de CAA não são obrigatórias, mas quando procuramos uma entrada de CAA, o servidor DNS que gerencia seu domínio deve retornar um resultado. No entanto, as consultas de CAA podem ter um tempo limite em alguns casos.
Isso acontece quando o servidor de nomes autoritativo nunca responde, mesmo depois de várias tentativas. O mais comum é que isso aconteça quando o seu servidor de nomes tem um firewall mal configurado na frente dele que rejeita consultas de DNS com tipos desconhecidos. Envie um tíquete de suporte ao seu provedor de DNS, informe-o sobre o seu caso e pergunte se ele tem esse firewall configurado.
Como instalar um certificado SSL personalizado
Para carregar o certificado, faça login na sua conta e abra a seção de marcas. Lá você encontrará o link para carregar seu próprio certificado SSL sob o Productive Domain.
Clique no link para abrir a janela pop-up e escolha o arquivo do certificado e, em seguida, o arquivo da chave privada do certificado. Por fim, clique no botão Upload e o certificado será instalado em alguns minutos.
Entraremos em contato com você pouco antes da expiração do certificado. Você receberá um e-mail 60 e 30 dias antes da expiração do certificado solicitando a renovação do certificado.