×
Sunrise 2027 e códigos QR GS1

Sunrise 2027 e códigos QR GS1

Seu guia para os novos requisitos de conformidade digital da Europa

Othmar Schuster
book reader icon
6 Minutos
facebook logo gray
blueskylogo gray
linkedin logo gray
mail logo gray

O que é a Iniciativa Sunrise 2027?

O Sunrise 2027 é uma iniciativa global da GS1. O objetivo é que os sistemas de ponto de venda em todo o mundo possam processar códigos 2D, como GS1 DataMatrix ou QR Codes com links digitais, além dos códigos de barras tradicionais até 2028.

Isso se deve tanto às novas exigências regulatórias, principalmente na Europa, quanto à crescente demanda por informações e rastreabilidade digital dos produtos.

Sabia que? No setor da saúde, os códigos 2D (como GS1 DataMatrix) já são utilizados desde 2019 em medicamentos sujeitos a receita médica. O código é digitalizado antes de o medicamento ser dispensado a um paciente numa farmácia ou num hospital.

Peter Hlavac, CEO, QR Planet
Peter Hlavac CEO, QR Planet

 

Os fatos sobre o GS1 Sunrise 2027

Códigos 2D nas caixas registradoras

O GS1 Sunrise 2027 não é uma regulamentação da UE, mas sim uma meta do setor para garantir que os sistemas de ponto de venda possam ler códigos 2D de forma confiável.

Isso significa que os varejistas poderão processar códigos 2D no ponto de venda a partir do início de 2028. Os códigos de barras 1D clássicos não serão substituídos, mas complementados.

Qual é o valor agregado que os códigos QR 2D trazem para o varejo?

Além da identificação do produto, os códigos bidimensionais podem ser usados para codificar outros dados, como data de validade, número de lote ou número de série, em um espaço muito pequeno.Os códigos 2D também são mais rápidos de ler, permitindo a interação.

Informações abrangentes sobre o produto para os consumidores
Informações abrangentes sobre o produto para os consumidores

A maioria dos varejistas já está equipada com o hardware necessário - um scanner baseado em câmera. Isso significa que, em princípio, a leitura de códigos 2D no caixa já é possível.

Não são apenas as caixas registradoras com scanner que devem ser capazes de ler um código 2D. Todas as pessoas que entram em contato com o código devem poder acessar as informações adicionais contidas em um código QR multifuncional com o GS1 Digital Link. São necessárias duas etapas:

  • Os QR Codes GS1 devem ser criados com as informações e os links corretos.
  • Todos os sistemas envolvidos na cadeia de suprimentos de um produto também devem ser capazes de ler o QR Code completamente.

Para os consumidores, é fácil. Uma câmera de celular é tudo o que você precisa.

Scan & Discover: O caminho direto para dados de lotes, informações de origem e programas exclusivos de fidelidade do cliente.
Scan & Discover: A rota direta para dados de lote, informações de origem e programas exclusivos de fidelidade do cliente.

Como empresa, você deve garantir que todos os sistemas possam ler o código QR completamente para que as informações relevantes possam ser usadas diretamente.

O Passaporte de Produto Digital DPP

Na União Europeia, um passaporte de produto digital se tornará um elemento obrigatório para grupos de produtos definidos.

O Digital Product Passport DPP é essencialmente uma etiqueta de produto como um QR Code 2D que pode ser escaneada por vários agentes da cadeia de suprimentos para obter informações sobre o produto: por exemplo, sobre os materiais do produto ou se ele pode ser reutilizado e reciclado.

Além do Regulamento Europeu de Ecodesign já existem outros regulamentos que exigem ou exigirão um passaporte de produto digital, como o Regulamento de Baterias.

A nossa plataforma suporta todo o ciclo de vida dos códigos QR GS1 como uma solução completa: desde a criação dos códigos QR, passando pela construção dos links digitais, a descodificação correta dos links durante a digitalização, até ao alojamento das informações.

Peter Hlavac, CEO, QR Planet
Peter Hlavac CEO, QR Planet

 

Para quais produtos você já precisa de um DPP?

Baterias, incluindo baterias de carros elétricos

Para determinadas categorias de baterias, está planejado um código QR que fornece acesso ao passaporte do produto da bateria, a partir de fevereiro de 2027. Você pode encontrar mais informações no regulamento do Parlamento da UE sobre baterias e resíduos de baterias.

Regulamentos especiais de alimentos para vinho

Desde 8 de dezembro de 2023, estão em vigor novas regras da UE sobre a rotulagem de ingredientes e valores nutricionais para vinhos/produtos com sabor de vinho. Essas informações também podem ser fornecidas eletronicamente por exemplo, por meio de um código QR. Algumas informações ainda devem aparecer no rótulo físico. Por exemplo, a declaração nutricional na embalagem pode se limitar ao valor energético símbolo "E" para energia.

Exemplo de um passaporte de produto digital para vinho
Exemplo de um passaporte de produto digital para vinho

Não há ainda requisitos legais para o uso de códigos 2D em produtos de uso diário. As aplicações práticas, como rastreabilidade de produtos, instruções para clientes e a capacidade de verificar os níveis de estoque, já fazem dos códigos QR da GS1 uma proposta interessante para os varejistas.

No atual plano de trabalho da UE para a conceção ecológica de produtos sustentáveis e para a rotulagem energética, os seguintes produtos finais estão previstos como próximas prioridades: têxteis/vestuário, mobiliário, pneus e colchões.

Editor DPP

O DPP Editor da QR Planet é uma ferramenta baseada na Web para criar e gerenciar passaportes de produtos digitais DPP. As empresas podem usá-la para registrar e atualizar dados estruturados de produtos de forma centralizada, como especificações técnicas, informações de sustentabilidade, composição de materiais ou documentos de conformidade.

O conteúdo é fornecido por meio de um código QR GS1 e pode ser exibido adequadamente, dependendo do grupo-alvo por exemplo, consumidores, varejistas. Isso garante que o passaporte digital do produto seja mantido de forma eficiente e implementado em conformidade com os regulamentos.

Exemplo de um DPP para baterias
Exemplo de um DPP para baterias

Como funcionam os códigos QR da GS1

O que são códigos QR GS1?

Os códigos QR GS1 são códigos de barras bidimensionais projetados especificamente para transmitir grandes quantidades de informações em um formato compacto. Os códigos QR GS1 foram desenvolvidos pela GS1, uma rede global para desenvolver e otimizar padrões para processos de negócios, que também é responsável pelo código de barras que você vê em todos os produtos no varejo.

Exemplo de um QR Code GS1 comparado a um código de barras EAN clássico abaixo dele.
Exemplo de um QR Code GS1 comparado a um código de barras EAN clássico abaixo dele.

Os códigos QR GS1 podem armazenar dados abrangentes, inclusive identificadores de produtos como GTIN/EAN, datas de validade, números de lote e até mesmo URLs.

No total, até 4.000 letras e mais de 7.000 números podem ser criptografados. E isso com apenas 42% do espaço necessário para um código de barras linear.

Um GS1 Digital Link é essencialmente um endereço da web armazenado diretamente no QR Code.

Quando você digitaliza, não abre apenas um site - abre informações estruturadas sobre o produto que podem fornecer conteúdo diferente, dependendo das suas necessidades.

Um link digital GS1 - dados estruturados do produto em um único URL
Um link digital GS1 - dados estruturados do produto em um único URL

Esse URL inclui dados padronizados do produto, como GTIN, número do lote ou data de validade. Isso permite que os sistemas ao longo da cadeia de suprimentos processem os dados automaticamente.

Os tipos de link definem que tipo de informação é acessada quando um código QR GS1 é escaneado.

Tipos de links: Um código - muitas possibilidades
Tipos de links: Um código - muitas possibilidades

O GS1 Digital Link pode armazenar diferentes "tipos de relacionamento", ou seja, informações sobre o produto, instruções de uso ou dados de sustentabilidade.

Você pode pensar da seguinte forma: um código, mas diferentes tipos de informações por trás dele.

Os tipos de links típicos incluem:
  • Informações sobre o produto
  • Instruções de uso
  • Informações nutricionais
  • Certificados
  • Dados de rastreabilidade
  • Passaporte digital do produto DPP

Sua vantagem

Os sistemas por exemplo, aplicativos, software de varejo ou portais governamentais reconhecem automaticamente o tipo de informação que está sendo fornecida, sem precisar adivinhar. Assim, um único código pode atender a diferentes grupos-alvo.

Para os consumidoresPara empresas e comércio
Informações sobre o produtoRastreabilidade
Origem e SustentabilidadeNúmeros de lote e de série
Valores nutricionais e alergéniosDados de logística e produção
Manuais de instruções

Isso transforma um simples código QR em uma interface digital entre o produto, a empresa e o consumidor.

Mais informações

A equipe do QR Planet compilou uma série de guias detalhados para ajudar você na transição:

Você precisa de mais informações? Não hesite em entrar em contato conosco se você precisar de assistência para implementar códigos QR GS1 em conjunto com seu banco de dados de produtos ou sistema ERP.
Última atualização faz 3 horas